Ambiente Virtual de Ensino a Distância e Trabalho Colaborativo do Ministério da Saúde

1- Quem pode fazer os cursos UniverSUS?

Os cursos UniverSUS são destinados a profissionais, estudantes e pesquisadores envolvidos com informação e informática em saúde. Os cursos podem ter acesso LIVRE ou RESTRITO, dependendo do objetivo e público ao qual se destina.

2- Como posso acessar e realizar algum curso?

Se o curso que você deseja realizar for um TUTORIAL, ele estará permanentemente aberto na home do site e você poderá realizá-lo quando quiser. Caso ele seja um CURSO LIVRE, você só poderá realiza-lo quando as inscrições estiverem abertas. Já um CURSO RESTRITO, você só poderá realizar se pertencer ao grupo de participante para o qual o curso foi desenvolvido.

3- Caso esqueça minha senha, como proceder?

Clique em “esqueceu a senha? ”. Você receberá orientações de como conseguir uma nova senha.

4- Em caso de dúvidas sobre o conteúdo do curso como proceder?

Em alguns cursos UniverSUS existe um fórum para que o participante registre suas dúvidas sobre o conteúdo. Em outros, você poderá enviar sua dúvida para o tutor via recurso de mensagem, existente no ambiente do curso. Em ambos, o tutor terá o prazo máximo de 24 horas para responder. Se a dúvida for postada no final de semana ou feriado, a sua resposta será dada no próximo dia útil.

5- Se minhas dúvidas forem sobre a tecnologia adotada ou problemas técnicos, a quem recorro?

As dúvidas desta natureza são respondidas por um monitor através do fórum de Suporte Técnico no prazo máximo de 24 horas. Se a dúvida for postada no final de semana ou feriado, a sua resposta será dada no próximo dia útil.

6- Haverá alguma avaliação/prova no final do curso?

Depende do curso. Em todos os cursos UniverSUS existem exercícios, mas nem todos têm avaliação. Os tutoriais, por exemplo, não têm. Nos cursos que têm avaliação, elas podem ocorrer ao longo do curso ou ao seu final.

7- Caso queira cancelar o(s) curso(s) em que me inscrevi como faço?

Você tem dois caminhos: comunicar ao monitor que acompanha o curso sobre a sua decisão via fórum de Suporte Técnico ou clicar em “Fale Conosco” e registrar a sua solicitação. No entanto, faça isso o mais rápido possível, porque a falta de acesso ao curso por mais de 10 dias leva ao cancelamento automático da inscrição e, para alguns cursos, isso pode ser um impeditivo da nova inscrição por pelo menos de 6 meses.

8- Quais os requisitos técnicos o meu equipamento precisa atender para que eu possa realizar os cursos?

Quase todos os cursos UniverSUS já podem ser acessados e realizados via dispositivos móveis. Para que seu acesso e navegação seja garantido, observe os seguintes aspectos:

1- Utilize preferencialmente o Google Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari e tenha instalado pelo menos a penúltima ou última atualização do software. Elas podem ser obtidas a através dos links indicados:

- Firefox: www.mozilla.org/pt-BR
- Google Chrome: chrome.google.com
- Internet Explorer: www.microsoft.com/pt-br/download/internet-explorer.aspx
- Safari: www.apple.com/br/safari

2- Se você precisar abrir um texto em PDF, recomendamos as seguintes opções:Adobe Reader( versão gratuita): get.adobe.com/br/reader/ Foxit Software( gratuito): www.foxitsoftware.com/pt-br/pdf-reader/

3- Para descompactar arquivos, instale um software “descompactador” de arquivos” em seu computador (observe sempre a escolha de acordo com o sistema operacional de seu equipamento). Recomendamos o WinRar:www.win-rar.com/download.html?&L=0

4- Para ouvir podcasts, que são predominantemente arquivos de áudio, clique nos links indicados no ambiente do curso e será redirecionado ao site especifico.

9- Preciso fazer o curso todos os dias?

Cada curso tem uma carga horária. Normalmente, a dedicação de 1 hora/dia de estudo será suficiente para terminar o curso, dentro do prazo estabelecido. No entanto, confira a carga horária do curso e a recomendação dada para estudos, antes de iniciá-lo.

10- Além da oferta de cursos, o que mais o UniverSUS oferece?

Além da disponibilização de cursos e ambientes virtuais, a equipe UniverSUS apóia no desenvolvimento, na avaliação e gestão de iniciativas em EAD, bem como, de colaboração realizadas por áreas parceiras, pertencentes ao Ministério da Saúde e ao SUS.